sexta-feira, 13 de setembro de 2013

23° CINE CEARÁ – INíCIO DO FIM



Nessa ultima semana o Diretor fantasma participou assiduamente da programação do festival, principalmente das sessões competitivas de longa e curta metragens. Para tirar o atraso e se preparar para a dura partida vamos conferir o que aconteceu nessa semana.



Homenageando a filmografia contemporânea portuguesa, essa 23ª edição do festival Cine Ceará recebe até sábado (14) realizadores, atores, jornalistas e espectadores nos cinema do Dragão do Mar para aproveitarem os últimos dias desse encontro de cabeças que só pensam em cinema. 



Vamos começar então pela abertura do festival. Homenageando a atriz, diretora e cantora portuguesa Maria de Medeiros, o festival recebeu um publico muito característico, desses 23 anos de realização, que lotou as duas salas de cinema e o teatro do Dragão. Todos virão a solenidade e a entrega do troféu Eusélio de Oliveira para a atriz portuguesa, pelo conjunto da obra.
 
O diretor Luis Dantas.
Logo após, abrindo a mostra competitiva de longa metragem, foi exibido o filme de Luis Dantas, Se Deus Vier Que Venha Armado. Encerrando a noite de abertura do festival. Maria de Medeiros fez ainda uma apresentação junto com sua banda, no anfiteatro do Dragão, cantando suas mais recentes canções de seu novo álbum Pássaros Eternos. 

Maria de Medeiros

OCUPE O COCÓ


No dia 7 de setembro (independência do Brasil) aconteceu vária manifestação no país. Os manifestantes de várias causas conjuntas, em diversos estados aproveitaram a data para tornar visível os desapontamentos quanto a política e aos recursos social de má qualidade. Em Fortaleza não foi diferente, ainda mais cedo, antes do início do festival, os protestos se aglomeraram no entorno do Centro Dragão do Mar, onde manifestantes foram agredidos, gerando tumulto. Já a noite ainda podiam-se ver alguns manifestantes ainda em um pequeno grupo que ocupava os locais vazios do Dragão, de forma musical e pacífica. Mais tarde, quase para o fim da sessão de abertura, os manifestantes que são contra a construção do viaduto que ocupará certa parte do Parque do Cocó, se concentraram na entrada do teatro, onde acontecia a exibição do filme do diretor Luis Dantas, com o intuito de fazer uma intervenção na sessão do filme. Ouve muito empurra empurra e alguns desentendimentos entre os manifestantes e os organizadores do festival. No final de tudo aconteceu um acordo do próprio diretor do centro cultural, Paulo Linhares, com o grupo de que as portas do teatro seriam abertas para que fosse realizada a ação do protesto.

FILMES EXIBIDOS
 
Durante a semana boas produções foram exibidas no festival. Todos os dias são realizados debates na manhã seguinte em que o filme é exibido no festival, com a presença dos realizadores dos filmes. Elas acontecem a partir das 10 horas da manhã no auditório do primeiro andar, do hotel Seara, na Beira Mar. Os debates são mediados pela ilustríssima crítica de cinema da revista de cinema, Maria do Rosário, e recebe a imprensa e espectadores. 

 
Joel, Paloma Rocha e Paulo Mendonça


Destaque para o documentário Olho Nu totalmente atípico do diretor Joel Pizzini, sobre a vida e os processos artísticos do cantor Ney Mato Grosso. Uma biografia que não enfoca em datas de nascimento e nem em matriculas escolares quando criança, o diretor comentou que gostaria de sair dos padrões de cinebiografias musicais da TV que possuem uma linearidade muito previsível e quadrada. O filme são vários recortes de pensamentos, experiências, convívios pessoais com os amigos e com a família de Ney, com o cantor. Tudo extraído do cantor como em uma diagramação em que Ney vai contanto aleatoriamente (mas com um ritmo e sincronia elementar e muito bem trabalha) sua relação com a natureza, com sua nacionalidade, com seus pais e consigo, linkando e justificando como isso influencia e influenciou diretamente na sua carreira.



Outro destaque foi o longa, que assim como Olho Nu, de Pizzini, arrancou algumas canções da platéia que o assistia, Mercedes Sosa, A Voz da América Latina. Além de cantar a platéia também se emocionou com as tantas histórias da cantora que cantava em nome da união de um povo infiltrado e consumido pela ditadura militar e cultura estrangeira. 

O diretor Rodrigo Vila


PARA HOJE

O Diretor Allan Deberton

A partir das 19:30 se inicia a mostra competitiva de curtas-metragens. Hoje será exibido o curta do cearense Allan Deberton, Meu melhor Amigo, estrelando Jesuíta Barbosa, e também o curta Sanã. 


Na exibição das 20:00 será exibido o longa do cantor Oswaldo Montenegro, Solidões, estrelado pela atriz Vanessa Giácomo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário