quinta-feira, 28 de março de 2013

FILMES SLASHER PARTE 3 – TUTORIAL




BEM VINDO A MAIS UMA QUINTA MALDITA!

Para podermos Classificar um filme Terror como Slasher, é preciso fazer uma análise do filme como um todo, pois o subgênero contém várias características específicas que se alimentam na fórmula do gênero Terror. Hoje no quinta maldita vamos investigar sobre a formula do Slasher. Vera Dika, Autora do livro Jogos de terror, tenta definir o subgênero pela sua estrutura de enredo, muitas vezes estereotipada. Ela teoriza que filmes de terror aderirem livremente a seguinte fórmula:


Evento passado
1.     A comunidade jovem é culpada de uma ação ilícita.
2.    O assassino vê uma lesão, ou morte.
3.    O assassino experimenta uma perda.
4.    O assassino mata os membros culpados da comunidade jovem
Eventos presentes
1.     Um evento comemora a ação passada.
2.    Força destrutiva do assassino é reativada.
3.    O assassino irá punir “os culpados”.
4.    Um membro da comunidade velho tenta alertar a comunidade jovem (opcional).
5.     A comunidade jovem toma nenhuma atenção.
6.    O assassino persegue membros da comunidade jovem.
7.     Um membro de algum tipo de força como um detetive etc. tenta caçar o assassino.
8.    O assassino mata membros da comunidade jovem.
9.    O herói / heroína vê a extensão dos assassinatos.
10.O herói heroína / vê o assassino.
11.  O herói / heroína luta com o assassino.
12. O herói / heroína mata ou subjuga o assassino.
13. O herói / heroína sobrevive.
14. Mas o herói / heroína não é livre. 


Outro elemento presente no estudo de Vera Dika é o perfil dos personagens e as demais característica que compõe o enredo do Filme, ela os divide assim:

o herói é o protagonista. O personagem principal é geralmente uma mulher e o mais tranquilo um, nervoso. Sempre que um seus amigos desaparece (morrer), eles são os primeiros a notar.  Eles são mais politicamente corretos não usam drogas, nem praticam sexo (pelo menos, raramente) e não apresentam comportamento rebelde, ao contrário de seus amigos. E o primeiro a ficar cientes do assassino (por conta de um confronto inicial), enquanto os amigos estão ocupados demais se divertindo.


com notáveis ​​exceções, o assassino no filme de terror é geralmente do sexo masculino. Sua identidade é muitas vezes, mas não sempre, desconhecida e / ou oculta, por uma máscara ou por uma iluminação criativa e trabalho de câmera. Ele muitas vezes é mudo e aparentemente indestrutível, capaz de resistir a facadas, quedas e tiroteios por suas vítimas. Ele normalmente é muito forte e, por vezes, muito grande, o que torna quase impossível matá-lo. 

tendem a ser jovens, Estudantes e/ou universitários, atraente e adolescente. Muito tem sido feito sobre a escolha das vítimas. Alguns teóricos afirmam que eles [os jovens] são punidos por se entregar a vícios como sexo pré-marital ou drogas ilegais. Outros teóricos afirmam que é apenas uma questão de as atividades que fazem as vítimas inconscientes de seus ambientes, tornando-os presa fácil para o assassino. 

muitas vezes uma minoria. Em filmes posteriores, a vítima é minoria realmente se transformou em uma figura de pouco expressão na historia que está consciente de seu destino trágico, esperando morrer no início do filme.
 
muitos filmes de terror são definidos em locais isolados, como em ilhas, em florestas, cidades pequenas, prédios abandonados e fazendas. O assassino pode ter uma ligação com a localização escolhida, como de um acontecimento trágico ou apenas vivo / visita com frequência. Os locais são geralmente baixos de população, às vezes, com muito poucos ou nenhum habitantes e estão longe da civilização.

esse e um elemento básico dos filmes, eles frequentemente têm apenas um sobrevivente, ou um par feminino das vítimas, mas é cinematograficamente desenvolvido em comparação aos seus companheiros.
  
que separa Slashers de Thrillers e mistérios de assassinato é o nível de violência. Slashers geralmente de enfatizar enredo e desenvolvimento de personagens em favor da violência e do terror. Parcelas são construídas em torno no intuito de dar ao público a experiência de assistir os assassinatos do assassino. 
geralmente cai em uma das três categorias em horror, filmes e especialmente de terror. Eles são ou extremamente lentos no raciocínio ou são extremamente competente (um exemplo a ser Vice Dewey Riley na série Pânico) e quer ser morto, ou transformar-se no final do filme, quando a maioria dos personagens são mortos para prender o agressor. 



Esse Estudo foi muito importante para o gênero como um todo, eles traz os paradigmas do que o subgênero e é uma pena que com passar dos anos essas estrutura foram muito mal usadas pela maioria dos filmes, principalmente na década de 1990 e 2000, tendo raras exceções. A meta dos chefões de Hollywood neste começo de século para ganhar muito dinheiro e também para camuflar a crise dos roteiristas, foi se aproveitar da fama dos filmes Slasher principalmente dos anos 70 e 80 e refilma-los, mas, apenas só reproduzindo essa formula sem acrescentar muita coisa, o que tornou os filmes slasher um pouco desgastado.

O que esperar desse subgênero no cinema atual? Particularmente eu não sei, mas é de se esperar que os Slasher se reinventem e continuem a nos assustar como antigamente.

Ate à próxima!

Elvis Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário