terça-feira, 26 de março de 2013

ROBERTA MARQUES – AREIA, DANÇA E MAR.


Depois da estreia do filme Rânia em oito capitais brasileiras, o Diretor Fantasma conversou com a diretora cearense sobre a produção e direção do seu primeiro longa metragem de ficção, totalmente gravado em Fortaleza.
Saiba mais sobre o filme clicando aqui.




AREIA

Nascida em Maranguape, Roberta tem quatro irmãs e um irmão. É formada em Letras e Psicologia, estudou cinema na Holanda, além de cursar fotografia na França, aos 18 anos, quando despertou seu interesse para o cinema. Da família,  apenas Roberta enveredou para o cinema.

DANÇA

A relação da diretora com a dança começou em casa, pois duas irmãs eram bailarinas. Acompanhando os espetáculos delas, Roberta aproveitava para retratar as expressões do corpo em fotografias, primeira paixão da diretora. Esse fascínio, que percebemos desde as suas primeiras incursões no audiovisual se afirma em Rânia.

MAR

“Eu precisava ir embora, porque eu me sentia estrangeira nesse lugar”, explica Roberta sobre a sua saída de Fortaleza para alcançar sua realização pessoal e profissional. A cineasta costuma dizer que vive entre Fortaleza (CE) e Amsterdam. Na Holanda, estuda e planeja novos projetos, produz e até já lecionou e filmou por lá, mas confessa: é viciada em captar imagens da sua terra. Esse constante intercâmbio geográfico e cultural se revela nos filmes, mas, se existe um sotaque em sua obra, esse é cearense.

Roberta Marques concedeu entrevista ao Diretor Fantasma no Clube Náutico, na Av. Beira Mar, em Fortaleza, após uma tarde de mergulhos e apreciação da orla cearense.
  

  
CONSTRUÇÃO DO FILME

O filme fala da arte como elemento transformador nas nossas vidas. No caso de Rânia, o recorte é em adolescentes de baixa renda que têm nesse tipo de formação uma oportunidade para ampliar conhecimentos, compreendendo melhor o mundo, as pessoas, suas relações e expectativas, gerando uma mudança social através da arte. “Eu gosto desse tema porque é uma ligação que tenho com o Brasil, pois eu tive oportunidade de estudar em lugares incríveis, onde o apoio na formação artística e intelectual aos jovens era sublime, diferente das condições no nosso país” - relata Roberta. O filme foi gravado em cinco semanas, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010, e é todo filmado na orla de Fortaleza e no Morro de Santa Terezinha, com locação ainda em uma boate no Centro e a antiga sede da ONG Alpendre Casa de Artes.

A ESCOLHA DE RÂNIA


Para encontrar a Graziela, protagonista de Rânia, houve uma rigorosa seleção. “A Graziela mora na Barra do Ceará. Além de ir para escola todos os dias, ela participa á muitos anos do VIDANÇA que é um projeto social de dança e integração social dirigido pela Anália Timbó. A Grazi que nunca antes tinha feito cinema, nem TV, foi para o SET para filmar quase todos os dias durante 5 semanas. Para um profissional de cinema experiente essa maratona já é difícil, e a Grazi passou por essa prova de forma altamente profissional. Esse profissionalismo dela foi com certeza adquirido dentro do VIDANÇA, que ensinou para ela sobre disciplina e arte. A sensibilidade e o talento da Grazi para aprender  e dar vida ao personagem eram incríveis. Claro que ela tem talento nato, mas foi o treino, a oportunidade, o reconhecimento e incentivo diários de professores, amigos, e familiares que deram para ela uma base sólida para que ela pudesse desenvolver o talento dela. Se eu tivesse pego uma atriz experiente que não tivesse a vivência da Grazi, o trabalho poderia sair bonito, mas não seria tão verdadeiro como foi o trabalho que, Chico Accioly (produtor de elenco) e eu fizemos juntos com a Graziela Felix”, conta.

Conheça mais sobre o VIDANÇA aqui.


A FEMINILIDADE DO FILME

A predominância do universo feminino no Rânia foi natural. A partir do tema e da narrativa, seguindo pelo olhar da diretora em cada cena e até pelo ritmo do filme e a atuação realista da protagonista. O filme mostra a importância da mulher hoje, de suas opiniões e atitudes, diante da conquista da independência em diversos níveis. “Todas nós, mulheres, somos como as bailarinas, precisamos ser fortes para atingir nossos objetivos, sem abrir mão da graciosidade e delicadeza que nos são inerentes. Isso transparece em Rânia”, explica Roberta.

PARA FORTALEZA, COM AMOR

“Eu digo que esse filme é uma carta de amor para Fortaleza, porque estou morando fora por muito tempo e sempre venho a trabalho. Sempre que posso, paro aqui pela beira mar para nadar, fazer uma caminhada, estar ao ar livre, e Rânia foi pensado assim, por essas andanças pela orla da cidade e com esse clima. Por isso, já tinha ideia de locação, até porque eu tenho uma relação muito forte com o mar e as luzes desses lugares. Por vir da fotografia, crio a partir das imagens, dos lugares onde podem acontecer, então eu tinha uma idéia muito clara dos planos que eu queria para o filme. Essas imagens são muito minhas, lugares e coisas que eu observo e sempre tive vontade de filmar, lugares que a maioria das pessoas que moram aqui em Fortaleza nem sabem que existe”, conclui.

Após esse fechamento de ciclo com a dança, pelo menos no cinema, Roberta Marques já possuiu novos projetos. Além de um curta, a diretora está trabalhando no próximo longa metragem e a única coisa que ela pode adiantar é que será sobre música. Vamos aguardar!

RÂNIA
Brasil, 2011. Cor. 85 min. 14 anos. Direção: Roberta Marques. Produtora executiva: Alessandra Castañeda. Produção: Latitude Sul. Roteiro: Luisa Marques e Roberta Marques. Direção de Fotografia: Heloísa Passos. Elenco: Mariana Lima, Graziela Felix, Nataly Rocha, Demick Rocha, Rob Das, Paulo José, Ângela Moura, Kennedy Saldanha, Renan Pereira, Dora Iório, Paulo Victor Clareano.Produtoras Associadas: Jurubeba Produções e Trio Filmes Distribuição: Tucumán Distribuidora de Filmes

                                    


Sinopse curta: Rânia é uma adolescente que mora no morro de Santa Teresinha, em Fortaleza, e alimenta o sonho de tornar-se bailarina para ganhar o mundo por meio da dança. A condição social da família coloca a menina entre os afazeres domésticos, os estudos, o sonho de ser bailarina e a facilidade de ganhar dinheiro em uma boate.




ONDE: Cinema UCI Ribeiro – Iguatemi, em Fortaleza. 
SESSÕES:
Dias 25/03 a 28/03 e de 1ª a 04/04 de Segunda a Quinta - 19h30
Dia 05/04 (sexta) - 21h30
Dia 06/04 (sábado) - 10h45
Dia 07/04 (domingo) - 12h10


Nenhum comentário:

Postar um comentário