sexta-feira, 22 de março de 2013

RÂNIA NOS CINEMAS - NÃO ESQUEÇA O GUARDA-SOL.



Aconteceu nessa quinta-feira (21) no cinema UCI – Ribeiro Iguatemi, em Fortaleza, a pré-estreia do filme Rânia, o primeiro longa de ficção da diretora cearense Roberta Marques, totalmente gravado em fortaleza. 




Em uma sessão só para convidados, é claro que o Diretor Fantasma não ficou de fora. Contando com a presença de admiradores, atores, amigos e familiares a sessão foi uma celebração a conquista da distribuição do filme em oito capitais brasileiras, pela pelas mãos da Tucumán Filmes. Depois de rodar o mundo, o filme merecia uma estreia comercial na cidade onde foi arquitetado e construído.




O FILME
conta a história de Rânia (Graziela Felix), menina-adolescente que mora em Fortaleza, no morro Santa Terezinha. Ela ajuda a mãe com os afazeres domésticos, estuda numa escola municipal, trabalha numa barraca no Mucuripe e sonha em ser bailarina. Através da inseparável amiga Zizi (Nataly Rocha), Rânia passa a frequentar o “Sereia da Noite”, boate onde farra, dança e dinheiro se misturam. Ao conhecer a coreógrafa Estela (Mariana Lima), Rânia se vê dividida entre as possibilidades da vida noturna e a vontade de se profissionalizar na dança. Ela vai seguindo os próprios passos, dia após dia, vivenciando um acúmulo de interferências, misturas e possibilidades. Para além da história de Rânia e seus artifícios para sobreviver, o filme fala da arte como elemento transformador na vida de jovens de baixa renda. 





O longa possui uma fluidez ótima, talvez por conta da energia que o mar, a praia e as mulheres do filme emanam sobre a tela. Apesar dos dramas de Rânia, a história acaba usando esses problemas a favor da imagem da protagonista de maneira a torná-la quase uma heroína, e essa imagem corajosa e destemida não se limita só a Rânia, mas também a todas as mulheres presentes no filme, cada uma com intensidades diferentes, de acordo com suas realidades.  





Antes de chagar as salas de cinemas comerciais o filme deu uma passada no 22° Cine Ceará (vencedor de Melhor Atriz para Graziela e Vencedor do Prêmio BNB de Melhor Filme), na Mostra de Iguatu e no FestCine Maracanaú ( vencedor de Melhor Atriz para Graziela), só aqui no ceará, ano passado. Já pelo mundo a fora foram os festivais:





Não bastando a lista de festivais, o longa também marcará presença no Festival de Cannes em maio, ele será ofertado na Marché du Film, um “stand de vendas” que acontece junto com o badalado festival que põe a venda filmes destinados a compradores (distribuidoras- produtoras) com o interesse em exibi-los em outros lugares. Além disso o longa será exibido no Canal Brasil a partir de abril, e ficará na programação por quatro anos.

Para quem gosta de Fortaleza essa é uma boa pedida. Um filme claro, com tons de terra, que te deixam numa sensação aconchegante, que não se mostra completamente de uma vez e não tem pressa de ser contado. Rânia é uma visão da diretora sobre uma Fortaleza “Beira Mar”, onde a poesia praieira mora na fronteira do porto (liberdade) e do aterro (limitação). Um filme feminino? Pode ser. Talvez sensível seja uma melhor colocação. A mulher não pede espaço em Rânia, apenas toma a sua vida e escolhas como dona, sabendo lhe dar com as concequências. Não há símbolos regionais marcantes, pelo contrario, o filme é uma imagem jovial e metropolitana da cidade, há muito a se identificar e a se descobrir do lugar. 





Fortaleza é quase uma personagem no longa (se não for), isso se dá por conta da maneira que Roberta Marques tratou da imagem da cidade, é impossível não achar a estética do filme sublime. O filme começa e termina com a presença da cidade, uma hora acolhedora (momentos de confiança da personagem), outra hora espaçosa, desconhecida e cautelosa (nos momentos de nem tanta confiança assim). Rânia é uma ficção que não se preocupa em atender padrões populares e comerciais do cinema, é um filme contemplativo em que o espectador só precisa sentar e aproveitar a vista e quem sabe até uma brisa salgada vindo da tela.




RÂNIA

Ficha Técnica
Brasil, 2011. Cor. 85 min. 14 anos.Direção: Roberta Marques. Produtora executiva: Alessandra Castañeda, Produção: Latitude Sul. Roteiro: Luisa Marques e Roberta Marques. Direção de Fotografia: Heloísa Passos. Elenco: Mariana Lima, Graziela Felix, Nataly Rocha, Demick Rocha, Rob Das, Paulo José, Ângela Moura, Kennedy Saldanha, Renan Pereira, Dora Iório, Paulo Victor Clareano. Produtoras. Associadas: Jurubeba Produções e Trio Filmes. Distribuição: Tucumán Distribuidora de Filmes. 



TRAILER       



Os atores Démick Rocha, Graziela Felix e Nataly Rocha.


No elenco do filme há a revelação, Graziela Felix, interpretando Rânia, que fazia parte do grupo Vidança do Conjunto Ceará quando foi escolhida para o longa. Além dela a forte presença de Nataly Rocha, no papel de Zizi e a atriz paulista Mariana Lima completando o time com a sua interpretação essencial para o equilíbrio do filme. Mariana está estrelando o filme A Busca junto com o ator Wagner Moura. 




ESTREIA: 22 de março de 2013

ONDE: Sessões de arte do Cinema UCI - Ribeiro

SESSÕES: Dia 22/03  (Sexta) - 21h30
Dia 23/03 (Sábado) - 10h45 – com debate após a sessão
Dia 24/03 (Domingo) - 12h10
Dias 25/03 a 28/03 e de 1ª a 04/04 de Segunda a Quinta - 19h30
Dia 05/04 (sexta) - 21h30
Dia 06/04 (sábado) - 10h45
Dia 07/04 (domingo) - 12h10

Nenhum comentário:

Postar um comentário