quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

TERROR E OSCAR



Época de Oscar no universo dos cinéfilos, o momento em que os “melhores” Filmes povoam as salas de cinema e mais uma vez filmes que pertencem a gênero terror ficaram de fora da seleta lista de 2013. Isso nos deixa uma indagação: Quantos filmes de terror já participaram da cerimônia? É o que vamos descobri hoje na QUINTA MALDITA.

A Academia não tem por costume indicar filmes de terror nas principais categorias (Melhor Filme, Diretor etc..), é mais comum as indicações desse gênero nas categorias técnicas, com destaque para Melhor Maquiagem. Só que alguns filmes conseguiram cruzar essa barreira, sendo até vencedores. Importante ressaltar que no Oscar os gêneros são classificados de suspense e/ou trillher.

O número de indicados no gênero e mínimo e o número de ganhadores é menor ainda: Tubarão (1975) de Steven Spielberg, ganhou 3 Óscars nas categorias de som, trilha sonora e montagem.

 O único ganhador do Oscar de melhor filme no gênero foi o Silêncio dos Inocentes (1991) de Jonathan Demme, que além de Melhor Filme faturou também os prêmios de melhor direção, ator, atriz e roteiro.

O Exorcista (1973) de William Friedkin , foi o filme de terror com maior numero de indicações, 10 ao todo, sendo vencedor apenas nas categoria de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.

Por fim o ultimo filme de terror que teve expressão no Oscar foi O Sexto Sentido (1999) de M. Night Shyamalan, que recebeu seis indicações, mas não venceu nenhuma.

Esse é um panorama que muito me entristece, pois mostra como o gênero foi perdendo o seu respaldo e a sua qualidade. A escolha da Academia de privilegiar os filmes de drama acaba se fazendo injustiça com grandes obras, que independe de serem terror, são filmes que merecem reconhecimento, exemplo de Psicose 1960 (4 indicações) O iluminado 1980 (5 indicações) muitos outros títulos que deviam ter o mérito reconhecido.

O Oscar há muito tempo deixou de nos surpreender e isso se confunde com os filmes terror, uma pena que a lembrança recente que temos do terror no Oscar foi à homenagem em 2011. Quem sabe nós fãs do terror poderemos ter a surpresa de ver um filme indicado em 2014 (cof cof Carrie,)...

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário