sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

HOLY MOTORS - PENSE, ENLOUQUEÇA E REFLITA



Você já teve um sonho muito esquisito, daqueles que não fazem muito sentido, que as histórias não se encaixam e tudo fica perturbador e lindo ao mesmo tempo?



Bom, brutalmente essa seria a sinopse de HOLY MOTORS o novo filme do diretor francês Leos Carax. Eu disse "brutalmente", pois o filme é de uma sensibilidade máxima e um mergulho profundo no simbolismo!

De cara, não se sabe ao certo do que a história se trata, também não tem como encaixá-lo em nenhum gênero cinematográfico especifico - O próprio Leos Carax o denomina como "OVNI"!



Falar aqui sobre algumas cenas do filme seria um crime antes de vê-las... Façamos assim: Respira fundo, (por que esse filmaço precisa de concentração- Total, se entrega) assisti ai o filme que eu espero aqui! Depois de assistir, podem acontecer duas coisas, você terá muito que debater com seus amigos ou quando me ver por aí vai querer me dá uma cotovelada na barriga! Vai lá, corre!

Pronto?! 


Então agora podemos trocar uma ideia!

Pois bem, no inicio do filme Sr. Oscar (Cujo nome já é um simbolismo) cai da cama e entra numa parede falsa que dá acesso a uma sala de cinema onde todas as pessoas estão paradas olhando as imagens projetadas.

Logo, o Sr. Oscar (interpretado por Denis Lavant que está singular no papel) começa seu dia de trabalho normalmente dentro de uma luxuosa limusine branca. Ao entrar na limusine  sua motorista lhe avisa que o dia será puxado e que terá nove "encontros"!

Dentro do carrão (seu escritório) existe uma espécie de camarim onde o Sr.Oscar se caracteriza para cada "encontro" e vive vidas completamente diferentes, ao sair da limusine o mundo vira seu palco. 


A primeira personagem é uma senhora que pede esmolas na rua de paris, e por ai vai... Desde um cauteloso pai preocupado com a filha adolescente á um assassino capaz de matar pessoas inocentes.

Simbolicamente poderia dizer que este filme fala sobre cinema. Por quê? Nossa sétima arte tão camaleônica e cheia de novidades está sempre cheia de experiências e novas tecnologias, nos possibilita criar qualquer situação, transformar qualquer sonho mesmo o mais surreal em “realidade”.

HOLY MOTORS a “Máquina Santa” - seria talvez a tal máquina “câmera” que capta cada movimento e dar vida a esses pensamentos. 

Mas e ai seu Oscar??!! Quem é esse você? Que tipo de trabalho você faz? Você é um espião? Um louco? Trabalha pra quem?O que nos faz roer nossas unhas durante o filme é justamente é a falta de todas essas resposta!

HOLY MOTORS não explica nada, e não é pra explicar mesmo, sinta-o!
Não é compreender cada "ato" e sim saber que aquele homem esta fazendo seu papel, mas aquela  é a sua vida,  diferente das nossas.

As metáforas tão bem trabalhadas e super agressivas, seus diálogos impactantes, cada personagem estranho e único!

Conflitos? Vários!
Cosplay do Cosmopolis? NÃO MESMO!


No filme podemos mudar a nomenclatura do “começo, meio e fim” para PENSE, ENLOUQUEÇA E REFLITA! Um dos filmes mais intrigantes que já vi, parabéns Carax!


HOLY MOTORS
DIREÇÃO E ROTEIRO: Leos Carax
PRODUÇÃO: Alemanha/ França, 2012
ONDE: Procure, tem pra baixar!
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
AVALIAÇÃO: Ahhhhhhhhhhhh...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário