quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O GÊNESIS DO TERROR: LE MANOIR DU DIABLE





Mais uma quinta maldita para vocês!

A mais nova entre as artes, o cinema existe graças à invenção do cinematógrafo, inventado pelos Irmãos Lumière no fim do século XIX. Em 28 de dezembro de 1895, em Paris, realizaram a primeira exibição pública e paga da arte do cinema. O Engraçado é que na exibição da sessão que se chamava "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Cio” Todo um medo tomou conta da sala de cinema por imaginar que o trem atravessaria a tela os atropelaria. Sendo assim, o medo (e por que não chamarmos de terror) já aparece inserido no cinema dês da sua criação, o que nos deixa a curiosidade: qual foi o primeiro filme de terror? 
Antes de Noferastu, Drácula e o Lobisomem e todos os monstros que povoaram  o gênero no começo da década de 20, o filme francês Le Manoir du Diable (A Mansão do Diabo), o que, na verdade, se trata de um curta com um pouco mais de 3 minutos. Com uma ação Bem simples, mas que serviu com base para produções subsequentes do terror aparição de esqueleto, transformação em morcego, fantasmas, bruxas e o próprio Mefistófeles desfilam em cena, até que nosso herói se livra do mal empunhando um crucifixo.  Vamos acompanhar abaixo o Curta: 
                                            

A direção e de Georges Méliès o primeiro grande gênio da atividade cinematográfica, a primeira pessoa a perceber as possibilidades artísticas daquela máquina de capturar imagens em sequência,  ele foi cara que nos forneceu grande parte da magia do cinema somente décadas depois de sua morte o cinema de fantasia aprenderia com seu legado inestimável. Ao ver o curta, o sentimento de nostalgia nos bate, pois grandes momentos de Filmes de Terror estão presentes nessa obra ! 


Espero que tenha gostado, quero saber a opiniões de vocês!
Ate à próxima!
Elvis Alves
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário