segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

AQUECIMENTO GLOBO DE OURO 2013





Faltando menos de 7 dias para a segunda premiação mais importante do cinema, o Diretor Fantasma vai  mostrar quem é quem na disputa e explicar direitinho com funciona as escolhas dos jurados e o peso que o Globo de Ouro tem sobre o Oscar.

Para começar vamos falar dos indicados e o que esperar da noite de premiação. Se você acompanha as premiações anualmente ou simplesmente fica por dentro das grandes estréias durante o ano vai perceber que os filmes seguem quase que um tema (não é um tema anual como nas escolas de samba, que se prendem e se programam para as mesmas coisas, não necessariamente) isso acontece por conta de negócios entre os estúdios, mas só porque uma produção é muito comercial não quer dizer seja um filme ruim, há muitas exceções. No Globo Ouro desse ano podemos perceber um teor político e militar entre os filmes de drama, categoria mais concorrida por conta da dificuldade de montar boas narrativas no gênero.

 Argo, quinto filme do ator Ben Affleck, mostra mais uma vez os dotes do belo moço na direção. No filme Affleck é um maquiador de Hollywood que finge produzir um filme de ficção cientifica no Irã para resgatar norte-americanos a pedido da CIA. Depois vem Lincoln, dirigido por Steven Spielberg, um daqueles filmes bem pomposos e gigantes de espaços, figurantes, dando a sensação de que o tratamento e a atenção dados ao filme não são comuns de se encontrar. O longa ainda não estreou no Brasil, e não terá tanta repercussão como nos EUA, afinal essa história não é nossa (mas tudo pode acontecer). O filme é mais uma de tantas biografias do primeiro presidente estadunidense, dessa vez focada na Guerra da Secessão (a guerra entre o Norte e o Sul dos EUA), já no segundo mandato do presidente. Entra então as questões sociais no filme, a temática de libertação dos escravos e a posição apassivadora do presidente mediante a guerra civil. Outro filme que toca na libertação de escravos, mas de maneira bem mais agressiva e exposta é Django Livre, do diretor Quentin Tarantino. O filme conta de maneira caracteristicamente despojada e irônica a história de um negro (vivido por Jamie Fox) contra um coronel (Leonardo DiCaprio) cafetão e apostados de brigas. A história conta com um elenco sustentador e bem encaixado, além de um bom roteiro. Apesar de ser uma história de muitas mortes estilo Tarantino, não se perde o teor balanceado do drama. Por ultimo está o mais silencioso e polêmico, A Hora Mais Escura, da diretora Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror) contando a história da caça a Osama Bi Laden até a sua (suposta) morte em sua mansão. O filme está sendo contestado pelo governo por não contar a “verdade” , por haver cenas de tortura, parece até que as pessoas que participaram do filme estão sendo intimadas a depor. O roteiro do longa havia sido escrito antes da morte de Bi Laden, mas depois desse evento a história foi iniciada do zero dando origem ao filme.






A apresentação da cerimônia esse ano será comandada pela dupla Tina Fey e Amy Poehler. As comediantes mostraram simpatia no primeiro comercial oficial, quebrando dois anos seguidos de apresentação do comediante britânico Ricky Gervais, que apresentava a noite sozinho. As piadas de Gervais são muito tensas e essa tenção se expandia para a platéia, de forma desagradável e sem muita atração, a premiação se resumia as estatuetas (tudo bem que é o mais importante, mas uma descontração até que cai bem). A escolha das comediantes deve-se graças a seus trabalhos na TV e no cinema, as duas já protagonizaram cenas hilárias no Saturday Night Live e estão na lista de destaque das comediantes norte americanas. Confira o comercial: 


               



É isso aí, por enquanto é só, ao longo da semana o Diretor Fantasma vai contar mais coisas interessantes sobre o Globo de Ouro e seus indicados.



Lista completa dos Indicados:

MELHOR FILME EM DRAMA
Argo
Django Livre
As Aventuras de Pi
Lincoln
A Hora Mais Escura
MELHOR FILME EM MUSICAL OU COMÉDIA
O Exótico Hotel Marigold
Os Miseráveis
Moonrise Kingdom
Amor Impossível
O Lado Bom da Vida
MELHOR DIRETOR
Ben Affleck – Argo
Kathryn Bigelow – A Hora mais escura
Ang Lee – As Aventuras de Pi
Steven Spielberg – Lincoln
Tarantino – Django Livre
MELHOR ATOR EM DRAMA
Daniel Day Lewis – Lincoln
Richard Gere – A Negociação
John Hawkes – As Sessões
Joaquin Phoenix – O Mestre
Denzel Washington – O Voo
MELHOR ATRIZ EM DRAMA
Jessica Chastain – A Hora Mais Escura
Marion Cotillard – Ferrugem e Osso
Helen Mirren – Hitchcock
Naomi Watts – O Impossível
Rachel Weisz – The Deep Blue Sea
MELHOR ATOR EM COMÉDIA OU MUSICAL
Jack Black – Bernie
Bradley Cooper – O Lado Bom da Vida
Hugh Jackman – Os Miseráveis
Ewan McGregor – Amor Impossível
Bill Murray – Hyde Park on Hudson
MELHOR ATRIZ EM COMÉDIA OU MUSICAL
Emily Blunt – Amor Impossível
Judi Dench – O Exótico Hotel Marigold
Jennifer Lawrence – O Lado Bom da Vida
Maggie Smith – O Quarteto
Meryl Streep – Um Divã para Dois
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Alan Arkin – Argo
Leonardo DiCaprio – Django Livre
Philip Hoffman – O Mestre
Tommy Lee Jones – Lincoln
Christoph Waltz – Django Livre
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Amy Adams – O Mestre
Sally Field – Lincoln
Ann Hathaway – Os Miseráveis
Helen Hunt – As Sessões
Nicole Kidman – The Paper Boy
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Amor
Kon-Tiki
Intocáveis
En kongelig affære
Ferrugem e Osso
MELHOR ANIMAÇÃO
Valente
Frankenweenie
Hotel Transilvânia
A Origem dos Guardiões
Detona Ralph
MELHOR ROTEIRO
Argo
Django Livre
Lincoln
O Lado Bom da Vida
A Hora Mais Escura
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Ato de Valor – Monty Powell, Keith Urban (“For You”)
Jogos Vorazes – Taylor Swift, John Paul White, Joy Williams, T-Bone Burnett (“Safe and Sound”)
Os Miseráveis – Claude-Michel Schönberg, Alain Boublil, Herbert Kretzmer (“Suddenly”)
007 – Operação Skyfall – Adele, Paul Epworth (“Skyfall”)
Stand Up Guys – Jon Bon Jovi (“Not Running Anymore”)
MELHOR TRILHA SONORA
As Aventuras de Pi
Argo
Anna Karenina
A Viagem
Lincoln

Nenhum comentário:

Postar um comentário