sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

AQUECIMENTO GLOBO DE OURO 2013: CATEGORIAS DA TV - APOSTAS




Ocupando a outra metade da premiação, as séries, telefilmes e minisséries representam as produções televisivas. Para ajudar nos palpites dos favoritos ao prêmio, o Diretor Fantasma chamou o blogueiro Rafael Moreira, que é um conhecedor do universo das séries. Vamos ver o que o jovem rapaz tem a nos contar.

Palpites de
Rafael Moreira  
 

Nunca entendi muito bem a HFPA ter uma preferência por séries estreantes e deixar de lado ótimas temporadas de séries veteranas. Esse ano Breaking Bad foi lembrado, mas Mad Men foi deixada de lado, aumentando o favoritismo de Homeland em uma temporada que merece menos ovações que a passada, apesar da primeira metade da temporada fantástica e o restante bem decepcionante.


Homeland ainda é favorita para o prêmio principal além de atriz (Claire Danes), mas não confiaria muito na vitória de Damian Lewis tendo Jeff Daniels concorrendo por The Newsroom (estreante), aqui é importante lembrar que foi Kelsey Grammer quem venceu ano passado pela já cancelada (e chatíssima) Boss. Se estivéssemos falando de quem realmente merece eu diria que as chances de Bryan Cranston vencer são bem poucas, infelizmente. O mesmo para Jon Hamm no seu mais extraordinário momento em Mad Men.



É bom ver Boardwalk Empire ainda entre os indicados. Impressionante com essa temporada conseguiu ser ainda melhor que a anterior. Melhorando a cada episódio, diferente de Homeland. Já era triste ver Homeland vencendo ano passado mesmo com uma ótima temporada de estreia e agora é trágico ver seu favoritismo ainda maior pós-vitória do Emmy.


Sobre as categorias de comédia, eu queria dizer que estou torcendo loucamente por: Girls. Não sou grande fã da série que é amada loucamente por muitos por conta de Lena Dunham, mas que bizarro Modern Family ainda em premiações depois de uma temporada bem fraca. E que bizarro ter gente que ainda gosta de The Big Bang Theory. E nem vou começar a falar de Smash... Poderia ser pior? Sim, bem pior. Exemplo: Glee e Two and a Half Men.


É difícil, muito difícil, levar a sério essa categoria quando não colocam Louie entre os indicados. Que ao menos Louis C.K. vença. Jon Cryer (Two and a Half Men) não está competindo, o que nos dá um alívio de não se repetir o desgosto que aconteceu no Emmy. A seguir como seria uma categoria linda: Louie, Veep, Parks & Recreation, 30 Rock, Community e Girls. Falando em Community... Bem, melhor não. A série foi mais ignorada que o filho do Brody em Homeland. Profundamente triste.
Seria bacana ter as séries das apresentadoras da noite competindo como melhor comédia. Ao menos ambas concorrem com atriz mesmo não sendo favoritas, aqui Julia Louis-Dreyfus corre na frente por Veep. Aliás, obrigado Globo de Ouro. Uma premiação que eu já cogitava não ver mais de tão parada que é terá o palco dividido pelas maravilhosas Tina Fey e Amy Poehler (vocês lembram que isso já deu certo em Uma Mãe Para o Meu Bebê?). 

 

É sempre bom lembrar que Globo de Ouro quer ser levado a sério, mas todo mundo sabe que é uma premiação movida pelo gosto popular. Pouca surpresa acontece, muitas vezes desagradáveis. Mas é divertido apostar. E que bom que existe Twitter.


A lista completa dos indicados da TV.

Melhor série (drama)
Breaking Bad
Boardwalk Empire
Downton Abbey
Homeland
 
Melhor atriz em série dramática
Connie Britton - Nashville
Glenn Close - Damages
Michelle Dockery - Downton Abbey
Claire Danes - Homeland
Julianna Margulies - The Good Wife

Melhor ator em série dramática
Steve Buscemi - Boardwalk Empire
Bryan Cranston - Breaking Bad
Jeff Daniels - The Newsroom
Jon Hamm - Mad Men
Damian Lewis - Homeland

Melhor série (comédia / musical)
The Big Bang Theory
Episodes
Girls
Modern Family
Smash

Melhor atriz em série musical ou de humor
Zooey Deschanel - New Girl
Julia Louis-Dreyfus - Veep
Lena Dunham - Girls
Tina Fey - 30 Rock
Amy Poehler - Parks and Recreation

Melhor ator em série musical ou de humor
Alec Baldwin -30 Rock
Don Cheadle - House of Lies
Louis C.K. - Louie
Matt Leblanc -Episodes
Jim Parsons - The Big Bang Theory

Melhor minissérie ou telefilme
Game Change
The Girl
Hatfields & McCoys
The Hour
Political Animals

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
Hayden Panettiere - Nashville
Archie Panjabi - The Good Wife
Sarah Paulson - Game Change
Maggie Smith - Downton Abbey
Sofia Vergara - Modern Family

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
Max Greenfield - New Girl
Ed Harris - Game Change
Danny Huston - Magic City
Mandy Patinkin - Homeland
Eric Stonestreet - Modern Family

Melhor atriz em uma minissérie ou telefilme
Nicole Kidman - Hemingway & Gellhorn
Jessica Lange - American Horror Story: Asylum
Sienna Miller - The Girl
Julianne Moore - Game Change
Sigourney Weaver - Political Animals

Melhor ator em uma minissérie ou telefilme
Kevin Costner - Hatfields & McCoys
Benedict Cumberbatch - Sherlock
Woody Harrelson - Game Change
Toby Jones - The Girl
Clive Owen - Hemingway & Gellhorn

Nenhum comentário:

Postar um comentário