terça-feira, 8 de janeiro de 2013

AQUECIMENTO GLOBO DE OURO 2013 - Ana Maria Bahiana



Domingo acontecerá a 70° edição do Globo de ouro, no tradicional Hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills.  No estilo jantar de gala a cerimônia recebe os grandes nomes do cinema mundial além das celebridades hollywoodianas responsáveis por deixar a premiação mais atrativa. É uma noite no estilo americano de fazer festas chiques e fartas, no tapete vermelho desfilam cabelos, vestidos e jóias, um espetáculo a parte para as mídias de moda. Contudo a premiação é bem descontraída, diferente do Oscar, as formalidades ficam de lado quando todos se reúnem nas mesas, um pertinho do outro, aplausos entusiasmados com direito a gritos eufóricos fazem parte da trilha sonora da premiação.

 Depois de um breve resumo geral do que acontece na cerimônia, vamos saber como é composta a bancada do júri. O Globo de Ouro possui mais de 90 jurados, na verdade esse número é composto por jornalista de vários países que moram em Hollywood, mas são ligados a mídias de jornalismo cultural. Esse grupo faz parte da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, fundada por un jornalis inglês do Daily Mail para divulgar noticias da comunidade cinematografica americana para fora do país (é como uma agência de noticias só de cinema americano).  Sendo assim os jurados são basicamente críticos de cinema, levam em consideração o gosto popular além dos requisitos técnicos (na prática era pra ser democrático assim, mas como tudo que acontece por causa de dinheiro e influencias, acontecem também as injustiças. Não que a premiação seja comprada ou os jurados não sejam confiáveis, essas coisas fazem parte de qualquer grande premiação). Eles recebem filmes do mundo inteiro que foram lançados em um determinado espaço de tempo, é importante um filme inscrito estrear alguns meses antes nos EUA, pois é vantajoso uma “campanha” para que ele tenha força de chegar à seleção de indicados, alguns conseguem sem precisar de tanto esforço.

Entre os jurados existe a jornalista brasileira Ana Maria Bahiana. Durante sua passagem por Fortaleza em junho do ano passado o Diretor Fantasma perguntou como é o processo de seleção para a Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood:

 

Para participar das escolhas do júri no globo de ouro é preciso você se cadastrar na Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood. Para pedir inscrição na Associação você precisa ser um jornalista credenciado, estar lá efetivasmente trabalhando por 2 anos e ter dois colegas que sejam seu “padrinhos” que apresentem você. E foi o que eu fiz, passei os dois anos trabalhando e já conhecia todos os colégas, em 1989 eu entrei na Associação.








Além dos filmes o Globo de Ouro também premia as produções da TV americana, séries e minisséries. Ou seja, a cerimônia é um grande encontro de atores e realizadores do entretenimento visual com a sétima arte.









Não perca a cobertura ao vivo aqui no blog na noite da premiação!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário