domingo, 3 de junho de 2012

PUESTA EN MARCHA El 22 º CINE CEARÁ!


Com um clima latino e super aconchegante, deu-se início ao 22º Cine Ceará - Festival Ibero Americano de cinema, nesta sexta-feira (1º), no lindo teatro José de Alencar. Uma noite com um sotaque portunhol e muito cinema. É claro que o Diretor Fantasma marcou presença e conversou com alguns diretores, jurados e com o grande homenageado da noite, o ator Marco Nanini. Tudo acompanhado pela querida amiga e fotógrafa Drica Creston que registrou estes grandes encontros no Festival. 

 Este anos o Cine Ceará torna-se janela para as produções ibero-americanas com o tema, Lutas Sociais Na América Latina. São 9 longas-metragens (sendo 3 brasileiros) e 12 curtas-metragens, realizados por produtores e diretores brasileiros ou erradicados no país há mais de três anos (duas produções são cearenses). Ao todo são 21 produções concorrendo o Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta, Direção, Roteiro e Crítica, para as curtas-metragens e Melhor Longa, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som trilha Sonora, Edição de Arte, Ator Atriz e Crítica, para as longas-metragens.

Na bancada do júri dos longas estão a brasileira Ana Maria Bahiana, o grego Alexis Grivas, a holandesa Irma dulmes, o uruguaio Nelson Wainstein e o peruano Alberto Chico que deu uma palavrinha com o Diretor Fantasma na noite de abertura do Festival e comentou sobre a importância de um festival ibero-americano e a posição do Brasil neles; " Acho que o Brasil de vez em quando fica meio deslocado, por causa da distância e do idioma, mas isso também não importa muito.", e complementa; "Os festivais são encontros das pessoas que inventam histórias, que imaginam, que criam e que deveria ter mais festivais ibero-americanos".
O diretor, roteirista e produtor, peruano, Alberto Chico.
Já na bancada das curtas-metragens está o cubano Jorge Molina Enríquez e os brasileiros Valderi Duarte, Afonso Galino e o jovem Arthur Frazão, que conversou com o Diretor Fantasma e se mostrou muito concentrado, pois se diz ter uma responsabilidade de fazer justiça, já que este é seu primeiro Festival avaliando curtas. O jovem jurado disse também estar ansiosos para ver alguns trabalhos e pretende aproveitar o festival.

O jovem jurado Arthur Frazão.
A noite também homenageou o ator Marco Nanini com um troféu Eusélio de Oliveira pela sua contribuição ao cinema brasileiro, entregue pelo cineasta Luiz Carlos Barreto. “Eu fiquei surpreso e muito feliz de voltar a esse teatro para receber um premio tão importante de um festival que já tem 22 anos, aqui nessa cidade tão linda e que combina tão bem o teatro, o cinema e as pessoas.”, disse o ator ao Diretor Fantasma.
 
Foto: Divulgação.

Além da homenagem, houve também a exibição do curta "Um Herói Iluminado" realizado pelos alunos do curso de Animação, realizado em parceria entre Casa Amarela Eusélio Oliveira e Coélce e a entrega dos certificados de conclusão do curso.


O Diretor Fantasma conversou ainda com dois diretores que estreiam com seus filmes no Festival. O diretor chileno de "Violeta Foi Para o Céu", Andrés Wood, comentou: "O Brasil é um país com muita cultura interna e muito autossuficiente, Acho que por isso não tem tanta necessidade de olhar para a latino-americana" quando questionado sobre a distância social e cultural do Brasil em relação a América Latina, e acrescenta; "Mas para nós, povo latino-americano, em particular países pequenos como o Chile, é extremamente prazeroso este intercâmbio e espero que siga crescendo".

 Já com o diretor do documentário "Futuro Do Pretérito: Tropicalismo Now!", Ninho Moraes, falou sobre a escolha do Festival para a estreia nacional de seu filme. "Foi uma conjunção boa, ele é um documentário e trata da cultura brasileira, do movimento tropicalista. O filme é muito animado e achamos que caberia muito bem aqui e o Festival também. ". Em meio a outros filmes sobre o movimento tropicalista "Tropicalismo Now!" se destaca por são ser uma produção feita por arquivos, ele é uma visão do século 21 sobre os movimentos mais importantes da cultura brasileira. Um documentário líbero-musical que intercala entrevistas com shows.

O diretor chileno André Wood.
O diretor brasileiro Ninho Moraes.


Após a exibição do longa chileno "Violeta Foi Para o Céu" de Andrés Wood, a noite encerrou com a apresentação de um grupo popular nordestino enquanto todos se encontravam em meio a quiosques com cardápios regionais.

Lembrando que as exibições das longas-metragens serão no Teatro José de Alencar a partir da 19:30 com entrada GRATUITA. Confira a programação completa do festival no site.

O Troféu Mucuripe.

LONGA-METRAGEM 
 BERTSOLARI / BERTOSOLARI
Asier Altuna. Documentário. 35mm. 90min. Cor. Espanha. 2011

PRAZO DE VALIDADE / FECHA DE CADUCIDAD
Kenya Márquez. Ficção. 100min. 35mm. Cor. México. 2011

DISTÂNCIA / DISTANCIA
Sergio Ramírez. Ficção. 75min. HDV. Guatemala. 2011

EM NOME DA FILHA / EN EL NOMBRE DE LA HIJA
Tania Hermida. Ficção. 102min. 35mm. Cor. Ecuador. 2011

FEBRE DO RATO
Cláudio Assis. Ficção. 35mm. 90’. Preto e Branco. Brasil. 2011

FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW!
Ninho Moraes e Francisco Cesar Filho. Documentário. HD. 76min. Cor. Brasil. 2011

RÂNIA
Roberta Marques. Ficção. 85min. 35mm. Cor. Brasil. 2011

UM AMOR / UN AMOR
Paula Hernández. Ficção. 35mm. 100min. Cor. Argentina. 2011

VIOLETA FOI PARA O CÉU / VIOLETA SE FUE A LOS CIELOS
Andrés Wood. Ficção. 110min. 35mm. Cor. Chile. 2011


 
CURTA-METRAGEM
A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA
Quico Meirelles. Ficção/Documentário. 35mm. 15′. SP. 2012

DIA ESTRELADO
Nara Normande. Animação. 17′. 35mm. PE. 2011

DISQUE QUILOMBOLA
David Reeks. Documentário. 13min. HDV. SP. 2012

DIZEM QUE OS CÃES VÊEM COISAS
Guto Parente. Ficção. HD. 12′. CE. 2012

LAMBARI
Márcio Soares. Ficção. HDV. 14′. MG. 2012

OS LADOS DA RUA
Diego Zon. Ficção. 35mm. 15′. ES. 2012

OS MORTOS-VIVOS
Anita Rocha da Silveira. Ficção. Digital. 19′. RJ. 2012

QUERENÇA
Iziane Filgueiras Mascarenhas. Ficção. 35mm. 19’58”. CE. 2012

REALEJO
Marcus Vinicius Vasconcelos. Animação. HDV. 12’47”. SP. 2012

SANTAS
Roberval Duarte. Experimental. 15′. HDV. RJ. 2012

SÉCULO
Marcos Pimentel. Ficção/Experimental. 11′. 35mm. MG. 2011

TRÊS VEZES POR SEMANA
Cristiane Reque. Ficção. 15′. 35mm. RS. 2011


VEJA TAMBÉM:




Nenhum comentário:

Postar um comentário