segunda-feira, 30 de abril de 2012

UMA VISITINHA AO MIS



O Diretor Fantasma fez uma visita ao Museu da Imagem e do Som de Fortaleza, e fez um post especial do pouco visitado e quase desconhecido Museu.




Fomos recebidos pelo simpaticíssimo produtor do Museu, o Danilo Costa, que nos contou a história do museu e as dificuldades de deixá-lo atrativo. Como é de praxe, o descaso da administração política interferindo na disseminação cultural.


Nossa visita foi guiada pelo boa-praça Paulo de Tarso, um senhor apaixonado por cultura popular e escritor de treze cordéis, onde Chico Anysio, Gonzagão e o próprio MIS servem como tema de suas obras.


O Museu é um lugar super agradável, em boa conservação arquitetônica, mas deficiente na manutenção do seu mostruário. Os objetos estão em ótima conservação e são muito empolgantes para os amantes do audiovisual. Câmeras fotográficas, filmadoras, retroprojetores e projetores de slides autênticos ao alcance das mãos é realmente uma boa experiência para quem sempre quis ter um objeto como esses. 
 

No entanto suas exposições deixam a desejar pela falta de interatividade com os visitantes, o único painel interativo (um monitor touch screen que dava informações dos objetos) não está funcionando. Há também a falta de um projetor para os filmes em película que o Museu possui, pois o único projetor que existente está somente para exposição por seu estado degradado. É uma pena, pois o Museu dispõe de um bom e rico acervo cultural que não pode ser compartilhado nem supervalorizado pela população.

O belo projetor frances usado na década de 50 à 60, doado ao museu.


Mas é em suas instalações mais resguardadas que o Museu guarda o seu tesouro. Muito procurado para pesquisas o lugar possui um riquíssimo acervo de variados tipos, desde pinturas a partituras de artistas brasileiros e internacionais. Metade de Fortaleza está gravada em imagens e vídeos que compõe o acervo. Se você pretende fazer projeto sobre a história de nosso Estado, o lugar é este. Há uma imensidão de fotos de personalidades, lugares, festas e eventos populares que aconteceram em Fortaleza. Sem falar na ótima assistência dos funcionários e o acesso total a todos os objetos do acervo. 




A HISTÓRIA DO MIS



O Museu da imagem e som do Ceará foi inaugurado em 1980 e se instalava no subsolo do prédio da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, no antigo Departamento de Patrimônio da Biblioteca. Depois de passar para o Departamento de Audiovisual teve seu acervo ampliado após receber equipamentos e documentos do Centro de Referência Cultural (CERES) e uma coleção de filmes da TV Educativa.

Os famosos leões de porcelana vindos da Cidade do Porto, na entrada, são a marca registrada  do Museu.


Em 1996 o Museu foi re-estruturado para a atual sede na avenida Barão de Studart, onde era o antigo Museu Antropológico do ceará e a antiga sede oficial do Governo do Estado e residência do Governador Virgílio Távora, de 1963 a 1971.
  
ACERVO

 
O museu conta com cerca de 150 mil peças. São CDs, fitas de áudio, de rolo, cassete e micro-cassete, imagens de Fortaleza no passado, cromos e negativos, filmes em películas de 35 e 16 mm, betacam, betamax, VHS, DVD, H8, partituras, pinturas e outros projetos que valorizam a cultura popular em geral. A maior parte do acervo dos filmes em película foram doados do acervo pessoal do célebre diretor cearense Rosemberg Cariry.


Latas com sobras filmes 16mm e audio tapes.

 
ATIVIDADES

  
O Museu abre ao publico seu acervo de filmes em um cineclube, assim como oficinas, mas por enquanto essas atividades estão paralisadas com previsão de retomada para Julho. 
 

Antes disso o Museu abrirá as portas do cineclube para comemorar a 10ª Semana de Museus, aonde todos os museus do mundo oferecem uma programação especial, dos dias 14 a 20 de maio Neste ano o tema é “Museus em um mundo em transformações – novos desafios, novas inspirações. 
A programação:


·         Dia 14 – 16h às 17h
Exibição do filme “Supermemórias”, do cineasta Danilo Carvalho, com um bate papo com o diretor em seguida sobre suas experiências através do ritmo das filmagens. 

·         Dia 14 – 13h às 15h30
Palestra com Jhoseffi Macena e André Matos do projeto AB Cine sobre “O Avanço Tecnológico nas Técnicas de Produção”

Para saber a programação nos demais museus clique aqui.
 


O Museu fica na avenida Barão de Studart, 410, Meireles, em frete a Casa Civil. O horário de visitas é das 8h às 17h, de segunda a sexta. Já o atendimento para pesquisas o horário é das 9h às 17h. Para agendamento de visitas em grupo entre em contato pelo telefone (85) 3101-1206.

Nenhum comentário:

Postar um comentário