segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

FRANÇOIS TRUFFAUT, 80 ANOS





O crítico de cinema rebelde que virou o mair diretor da Nouvelle Vague completaria hoje 80 anos se não fosse um tumor cerebral aos 53 anos de idade. François Truffaut nasceu em Paris, no dia 6 de fevereiro de 1932 e transformou-se num dos grandes ícones da história do cinema do século XX, como realizador, produtor e ator. Ao longo da sua carreira de 25 anos, criou 26 filmes, numa obra que agradou a críticos e públicos em todo o mundo.

Faltava às aulas para poder assistir a diversos filmes. Era o cinema a sua grande paixão, o que o levou a abandonar a escola com apenas 14 anos. François Truffaut roubava para sobreviver, já que os pequenos trabalhos que conseguia não eram suficientes para a sua subsistência.

Fundou, no ano de 1947, um pequeno cineclube, “Cercle Cinémane”, num período do pós-Guerra Mundial, onde fervilhava a cultura, em França e em diversos países da Europa. O cinema era uma das grandes artes de então.

Considerado o propulsor do movimento juvenil francês na década de 50, Os Incompreendidos foi o seu primeiro longa e resume da melhor forma os primeiros anos de sua vida, considerada uma autobiografia do diretor. O trabalho e lhe rendeu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes. Foi o início de uma carreira brilhante, que também incluiria um Oscar de Filme Estrangeiro por A Noite Americana em 1973.




A Noite Americana (1973).

Os incopreendidos (1959)




O poeta da Nouvelle Vague foi homenageado hoje com três  google doodle (logotipos temáticos) que usam cenas de seus notórios filmes. No momento as imagens só estão disponíveis nas versões europeias do Google.


Cena do filme Jules et Jim

Cena final de Os Incompreendidos.

Cena do filme Domicílio Conjugal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário